top of page

Kenaf

Hibiscus cannabinus

Hibiscus cannabinus (kenaf, papoula de são francisco, cânhamo brasileiro, hibisco)

IMG_3173_edited_edited.jpg

O Hibiscus cannabinus, ou kenaf, é uma planta de múltiplo uso, pertencente à família botânica das malváceas. É mundialmente conhecido devido à sua fibra, e muito explorado para a produção de cordas, barbantes, pano grosseiro, papel, etc. Assim como Hibiscus rosa-sinensis e Hibiscus sabdariffa, é bastante cultivado para fins ornamentais, mas no Brasil, é pouco conhecido por suas finalidades alimentares. As flores dos hibiscos, em geral, têm sido utilizadas na composição de chás, e as flores do kenaf, são ricas em antocianinas, substâncias antioxidantes. Na Ásia e África o kenaf é popularmente utilizado como anti-inflamatório e antitumoral, entre outras aplicações, nessas regiões, as populações locais sabem utilizar diferentes partes da planta: folhas, flores, caule, raízes e sementes. As folhas jovens podem conter até 30% de proteína bruta, além de serem fontes de cálcio, ferro e vitamina C, constituindo-se em excelente forragem para gado, e é claro, fonte alimentar para humanos.

As brotações e folhas jovens podem ser utilizadas como o espinafre e a couve, compondo saladas e diferentes refogados, assim como as flores, que podem colorir bebidas, entrar na preparação e decoração de saladas, etc.

 

Experimente fazer um delicioso suco de limão com chá de flores de kenaf: antioxidante, saboroso e muito bonito!

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

 

KINUPP, Valdely Ferreira; LORENZI, Harry. Plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Brasil.

Guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2014.

 

BRASIL. Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária. Manual de hortaliças não-convencionais / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo. – Brasília: Mapa/ACS, 2010.

 

BUKENYA-ZIRABA, R. Hibiscus cannabinus L. In: Grubben, G.J.H. & Denton, O.A. (Editors). PROTA 2: Vegetables/Légumes. [CD-Rom]. PROTA, Wageningen, Netherlands, 2004. Disponível em: http://database.prota.org/PROTAhtml/Hibiscus%20cannabinus_En.htm

 

CRISTOFOLINI, Aline Ferreira; BRAMORSKI, Adriana. Avaliação da atividade preventiva, do extrato da flor de hibiscus cannabinus em modelo in vivo de carcinogênese de cólon. XIV Seminário de Iniciação Científica. UNIVALI.

bottom of page