Boldo
Plectranthus barbatus

O boldo é uma dessas plantas que eu tenho lembranças desde os tempos de infância, daquelas que se apresentam sem deixar dúvidas do seu poder: naqueles momentos de dor de estômago ou outros incômodos do aparelho digestório bastava beber o macerado de uma folha com um copo de água fria para rapidamente desaparecer o mal-estar, e daí é claro, já foi fortalecendo a amizade, apesar do sabor amargo (superado facilmente por seus muitos benefícios). E devido a esse uso para situações tão pontuais, eu levei para minha vida que o boldo era para problemas no estômago, no entanto ele atua de maneira bem mais ampla nos nossos organismos
Segundo Silva Jr. e Michalak (2014) entre as ações comprovadas cientificamente podemos listar: gastroprotetora, hipotensora, anti-inflamatória, relaxante muscular, espasmolítica, antialérgica, vasodilatadora, broncodilatadora, hipoglicêmica, inotrópica positiva, antitumoral, hemodinâmica, antimicrobiana e antiviral em diarreias. Reduz a pressão ocular e incrementa a liberação de hormônios da tireoide.
"Informações etnofarmacológicas incluem o uso das folhas dessa planta em todos os Estados do Brasil como medicação afamada para tratamento dos males do fígado e de problema de digestão." (LORENZI e MATOS, 2008)
O lindo exemplar que você vê na foto acima mostra a planta no seu estágio arbustivo, e esta atingiu aproximadamente 1,80m de altura, a propagação fizemos através de estacas com 20cm do galho, que enterramos uns 10cm no solo, fazendo uma cobertura morta com os restos secos das nossas capinadas para manter a umidade das regas diárias durante o período de enraizamento. Todos os galhos enraizaram rapidamente, e quem conseguiu as estacas foi nossa vizinha, sou muito grata por esses presentes.
Essa planta da foto já sofreu com a ação de ventos fortes, pois os galhos se quebram facilmente, e eu já fiz podas drásticas, mas os galhos que eu deixei espalhados no quintal para se decomporem e adubar o solo acabaram brotando e eu fiz mais mudas, pois fiquei sensibilizada por tamanha força vital.

Na foto acima é possível observas as flores azul-violáceas do boldo, que são hermafroditas e agrupadas em inflorescências racemosas compridas. As folhas são opostas e ovado-oblongas, grossas e apresentam um pecíolo curto, podem atingir 14cm de comprimento e 9cm de largura, aproximadamente. Originária da Índia.
O boldo é uma planta muito bonita, de fácil propagação e cultivo, podendo inclusive compor belos vasinhos, canteiros ornamentais, os chamados jardins medicinais. Vale muito a pena cultivar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LORENZI, Harri; MATOS, Francisco José de Abreu. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas. 2 ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008.
SILVA JUNIOR, A.A. Essentia herba - plantas bioativas. Florianópolis: Epagri, 2006. 633p. v2.
SILVA JUNIOR, A.A.; MICHALAK, E. O Éden de Eva. Florianópolis. Epagri, 2014, 227p.